quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aumentar a velocidade da internet realmente funciona !





Quando o assunto é internet, um fato é certo: todo mundo quer sempre o máximo de velocidade. Porém, por mais que as operadoras disponibilizem conexões cada vez mais rápidas, nem sempre o usuário consegue acompanhar essa evolução, seja por questões práticas ou financeiras.
Se você faz parte do grupo que, apesar de possuir internet banda larga, ainda não utiliza velocidades acima de 1 Mbps, não se preocupe. Existem vários modos de extrair o máximo possível de sua conexão, independentemente do fato de ela ser lenta ou não.
Por conta disso, o Baixaki preparou um pequeno guia com informações úteis para que você navegue pela internet e faça seus downloads em muito menos tempo. Diga adeus às dores de cabeça e saiba como aproveitar ao máximo sua rede.
Velocidade máxima de sua internet
Bits ou bytes: a eterna dúvida
Essa questão já foi discutida várias vezes aqui no Baixaki, mas é um tema muito importante e que merece ser abordado novamente. Perceba que os anúncios de pacote de internet sempre falam sobre a velocidade em “Mega”. Porém, o que isso significa?
Muita gente acredita que se trata de “megabytes” e que o pacote contratado vai disponibilizar uma taxa de transferência com este valor. Seria fantástico, se não fosse um dado equivocado.
Os tais “Megas” prometidos são referentes a outra unidade de medida: os bits, que equivalem a um oitavo de bytes. Sendo assim, ao adquirir uma internet com velocidade de 1 Mbps (megabits por segundo), o valor para download será de 125 KB/s (kilobytes por segundo).
Calcule sua velocidade
Contudo, isso não significa que você está sendo enganado por sua prestadora de serviços. Trata-se apenas de um equívoco originado pela utilização do termo “Mega”, mas que faz com que muitos usuários sintam-se lesados.
Sabendo disso, já é possível definir qual a real velocidade de download oferecida por sua conexão. Agora é possível saber de que ponto você está partindo e adotar algumas medidas para extrair o máximo possível desse valor.
Para saber mais sobre o assunto e descobrir quanto tempo vai levar para que um arquivo seja baixado, leia mais em “Por que eu contrato um serviço de internet de 10 ‘Mega’ e baixo arquivos a 1 MB?”. Além disso, para descobrir se sua conexão realmente está lenta, faça um teste como o ensinado neste artigo .
Quanto mais limpo, melhor
Apesar de não influenciar diretamente na velocidade de download de seus arquivos, manter o navegador limpo vai ajudá-lo a acessar páginas da internet em menos tempo. Isso acontece porque o programa simplesmente fica menos “entulhado”, o que torna a utilização mais leve.

Transferência de dados
Sempre que você acessa um site, o navegador faz pequenos downloads com os elementos da página, assim como algumas informações fornecidas – os chamados cookies. Além disso, cada dado preenchido ou senha salva também é armazenado naquilo que denominamos de “memória cache”.
Tudo isso serve para que o computador leve menos tempo ao acessar aquele endereço novamente, posto que todos os objetos já foram baixados. Entretanto, quando há um grande acúmulo desses arquivos temporários, o navegador leva mais tempo para encontrá-los, o que pode gerar lentidão.
Por isso, é fundamental que você limpe seu browser com frequência. Por mais que ele tenha de baixar esses dados novamente no próximo acesso, o tempo para isso é menor do que o necessário para encontrá-los na infinidade de cookies armazenados em seu computador.
Acelerando a navegação
A utilização de aceleradores de navegação é um tanto quanto controversa, já que muitos usuários afirmam que realmente a mudança é considerável, enquanto outros acreditam se tratar apenas de uma falsa sensação.
Isso acontece porque em uma internet mais rápida, a aceleração é imperceptível. Porém, no caso de conexão discada ou banda larga de baixa velocidade, os efeitos gerados pela utilização desse tipo de programa podem ser claramente constatados. Portanto, antes de baixar um acelerador, tenha isso em mente. Apesar de não ser uma regra, pode acontecer com você.
Acelere sua navegaçãoEsses aplicativos agem fazendo pequenas alterações no navegador, principalmente relacionadas ao tamanho dos arquivos que precisam ser baixados. Com isso, imagens são comprimidas e o código HTML é compactado para que o carregamento da página fique mais rápido. Entretanto, esse método faz com que a qualidade das figuras, por exemplo, seja prejudicada.
Outra forma utilizada por esses aceleradores para agilizar o processo é salvar pequenos pedaços do site. Com isso, se você acessar a página e não houver nenhuma grande mudança, ele utiliza esse “backup” para fazer com que o tempo para carregar o conteúdo diminua.
 O Baixaki possui vários aceleradores de navegação disponíveis, com destaque para o Simple Net Speed e o Ashampoo Internet Accelerator, que possuem ótimas indicações dos usuários em relação ao seu funcionamento. Se quiser outras opções, pode encontrar várias dentro da categoria “aceleração de conexão”.
Pequenos truques
Contudo, não é apenas com a utilização de programas de terceiros que é possível dar aquela turbinada em sua conexão. Existem pequenos truques que podem ser feitos diretamente no navegador para que ele fique um pouco mais rápido.
O mais clássico dos truques é o “about:config”, do Mozilla Firefox. Esse método altera as configurações do navegador. Ao modificar o número de requisições que o Firefox deve fazer ao servidor, você faz com que um grande número de informações seja enviado de uma só vez, o que resulta na diminuição do tempo necessário para carregar cada página.
Além disso, existem outros ajustes para fazer com que o navegador da raposa fique mais rápido. Você pode conferir um passo a passo para cada um desses métodos no artigo “Dicas que ajudam o Firefox a iniciar mais rápido”.
Páginas mais rápidas
Outra possibilidade é com o auxílio de complementos que facilitam o carregamento de páginas. É o que acontece com o FasterFox, que baixa todo o conteúdo relacionado ao que você está lendo em segundo plano e acelera um acesso posterior. Como também possui várias opções de personalização, é uma ótima opção para quem quer obter o máximo de desempenho do Firefox.
SpeedyFox também é uma ótima alternativa para os usuários do navegador da Mozilla. Apesar de não ser um add-on, ele funciona quase como tal devido a sua praticidade e traz uma melhora significativa na velocidade do browser.
Mas não é apenas o Firefox que possui seus truques. Outros navegadores também possuem plugins e extensões que diminuem o tempo de espera para abrir uma página, o que facilita a vida de quem possui conexões de baixa velocidade.
SpeedyFox
No Internet Explorer, por exemplo, é possível utilizar o Google Chrome Frame, um pequeno plugin que faz com que o programa da Microsoft se comporte como o da Google. O resultado é uma navegação até dez vezes mais rápida.
Já o Opera dispensa a utilização de qualquer tipo de auxílio de complementos e afins. Isso porque o próprio navegador já traz um recurso nativo que acelera o carregamento de páginas. Batizado de Opera Turbo, a função está disponível no menu de configurações do programa.
Download mais rápido
Downloads mais rápidos

Por mais que o tempo que uma página leva para ser exibida completamente seja muito importante para o usuário, isso não pode ser comparado à relevância que o tempo de download possui para uma pessoa. O site pode levar horas para abrir, contanto que o arquivo seja baixado a uma velocidade surpreendente.
É exatamente por conta disso que os aceleradores e gerenciadores de downloads são tão procurados e utilizados. A variedade de versões e opção é vasta, o que permite ao usuário escolher aquele que melhor se enquadra em sua necessidade e velocidade de conexão.
Porém, como isso tudo funciona? Por meio de magia? Nada disso. Os aceleradores utilizam uma pequena artimanha para conseguir o máximo de rendimento da velocidade de sua internet. Em vez de baixar o arquivo de maneira linear, esses programas o quebram em várias pequenas partes e fazem o download de cada uma delas simultaneamente. Para saber um pouco mais sobre o funcionamento dessas ferramentas, leia mais no artigo “Comparação: gerenciadores de downloads”.
Rápidos e populares
Entre as alternativas mais populares está o Orbit Downloader, considerado por muitos o melhor acelerador da atualidade. Além de ser incrivelmente prático de usar, ele é muito eficiente na hora de baixar seus arquivos, já que dedica toda a banda da conexão para a transferência. O problema é que, por conta disso, a velocidade de navegação pode ser prejudicada.
Orbit
Porém, se você não quiser que sua internet seja utilizada apenas para o gerenciador, saiba que existem outros programas do gênero que também são bastante eficazes. Alguns deles já são referências no segmento, trazendo anos de tradição e uma legião de adeptos.
É o que acontece, por exemplo, com o Download Accelerator Plus. Além de já ser um nome consolidado na área, o tempo de existência permitiu que muitos recursos inéditos fossem adicionados, o que agradou muito os usuários. A cada nova atualização, a quantidade de funcionalidades se expande, deixando-o ainda mais versátil e popular.
Downloads mais rápidosOutro que também se destaca é o JDownloader. O programa chama a atenção por ser muito mais do que apenas um acelerador. O gerenciamento que ele faz é muito organizado e ele trabalha em total sintonia com sites como RapidShare e MegaUpload.
Aplicativos como FlashGet e Free Download Manager também recebem ótimas avaliações dos usuários. Por serem bastante práticos de usar e eficazes na hora de elevar a taxa de transferência de dados, eles ganharam espaço entre o público e fazendo com que nenhum arquivo possa ser visto como impossível de ser baixado.
Ainda não é o suficiente? Então encontre outras alternativas para dar uma turbinada aos seus downloads na página específica para os programas do gênero. A categoria de gerenciadores de download do Baixaki possui várias opções e, com certeza, você vai encontrar uma que lhe agrade.
Seus vídeos sem travar
Quantas vezes você praguejou contra sua conexão após ela simplesmente travar durante o carregamento de um vídeo? Quem nunca sofreu ao querer mostrar a um amigo uma cena e ter de esperar vários minutos para isso?
Casos assim não são raros. Serviços de streaming, como o YouTube, necessitam de uma boa conexão para que você não tenha de sofrer sempre que pensar em apertar o play. Porém, como contornar essa limitação?
YouTube
Biwifi é um pequeno programa que acelera o carregamento de vídeos, fazendo com que o tempo de espera seja bem menor. Além de possuir uma interface totalmente em português, o aplicativo possui um guia de uso bastante completo aqui mesmo no Baixaki. Então, é só instalar e aproveitar.
Outra possibilidade é seguir as “20 dicas para turbinar os vídeos do YouTube”. Sem ter de baixar nenhum arquivo ou programa, você obtém o máximo de desempenho de sua conexão para a transmissão de vídeos em streaming, principalmente no serviço mais popular da rede.
Sem milagres
Pronto. Agora que você seguiu todas as dicas deste artigo, sua conexão de 128 Kbps vai ficar igual a uma de 2 Mbps, certo? Errado. Em nenhum momento você vai conseguir baixar arquivos a uma velocidade acima da possível.
Isso significa que nenhum milagre vai ser feito. O que acontece é que todos os programas e recursos apresentados são apenas ferramentas para que você consiga obter o máximo de sua internet. Dessa forma, você não desperdiça nenhum bit e muito menos byte de transferência e consegue aproveitar tudo o que seu plano contratado pode oferecer.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/973-como-aumentar-a-velocidade-da-internet.htm#ixzz1vimuzzju

Nenhum comentário:

Postar um comentário