quinta-feira, 24 de maio de 2012

A grande greve


Greve dos metroviários foi 'nociva e inútil', diz governo de SP


Greve causou transtornos na maior cidade do País. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), divulgou nota, na noite desta terça-feira, em que declara sua "satisfação" com o fim da greve dos metroviários. No texto, a paralisação é classificada como "nociva e inútil" pelo governo paulista.
"A paralisação criou dificuldades cruéis a milhões de trabalhadores da maior cidade do País. Criou também custo à eficiente classe dos metroviários, já que, se tivesse aceito a proposta feita ontem pela juíza, o sindicato poderia até ter obtido benefícios mais favoráveis sem o prejuízo à população", diz a nota. Paralisada a partir das 0h desta quarta-feira, a categoria encerrou a greve após decidir aceitar a proposta de 6,17% de reajuste oferecida em audiência de conciliação.
A STM afirma, ainda, que o sindicato dos metroviários tenta "confundir" a população. De acordo com a secretaria, o Metrô de São Paulo "pratica salários compatíveis com o mercado".
Segundo o sindicato, 100% dos operadores do Metrô pararam. Algumas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aderiram ao movimento e apenas a Linha 4-Amarela funcionou. A greve levou a um congestinamento recorde na cidade pela manhã. Por volta das 10h, foram registrados 249 km de lentidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário